Alunos

Foram ouvidos 176 alunos do ensino fundamental, sendo 90 da 4 a série e 86 da 8 a série. Os alunos do sexo masculino representam 51% dos consultados e as alunas, 49% do total. Quanto à   raça/cor, 18% são brancos; 29%, pretos; 42%, pardos; e 7% disseram não saber.

Com relação aos municípios, conforme já mencionado, há maior porcentagem de alunos pretos em Salvador (47%). Em São Paulo e em Belo Horizonte há mais pardos, 47% e 46%, respectivamente. Em São Paulo, a porcentagem de alunos brancos chega a 30%, pouco mais que o dobro presente em Belo Horizonte (14%) e três vezes mais que em Salvador (8%).

Quanto à idade, foram entrevistados alunos entre 9 e 17 anos. Alunos da 4 a série possuem idade entre 9 e 12 anos e os da 8 a série, entre 12 e 17 anos. Contudo, quando verificamos as idades dos alunos da 4 a série, observamos que 27% declaram estar com 11 anos e 9% informam ter 12 anos de idade. Há, portanto, uma discrepância de dois anos se considerarmos a relação idade/série. Na 4 a série a discrepância é maior entre os alunos do sexo masculino, de cor parda e residentes em Belo Horizonte, e, em segundo lugar, entre os alunos pretos de Salvador. Já entre os alunos da 8 a série, há discrepência de três anos na relação série/idade, considerando-se que a referência para a conclusão do ensino fundamental II é de 14 anos.