Texto de Paulo Castro

Foi com satisfação que participamos da realização e, agora, da disseminação da pesquisa Igualdade das Relações étnico Raciais na Escola: Possibilidades e Desafios para a Implementação da Lei 10.639/03 .

Fiis aos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, compreendemos a eqidade racial como condição obrigatória para promover e qualificar o processo de educação de crianças e adolescentes no Brasil, que o grande mote do trabalho do Instituto C&A.

Sabemos, porém, que num pas onde a populao negra foi por anos a fio relegada ao segundo plano, desconstruir o mito da democracia racial para materializar a igualdade das relaes raciais no tarefa fcil. Mais do que normativas legais, a tarefa requer esforos genunos do maior nmero de instituies da sociedade, a fim de propiciar uma necessria mudana de valores, posturas e atitudes.

Com um conjunto de recomendaes extrado de uma escuta junto comunidade escolar professores e outros funcionrios da escola pblica, pais e alunos , a pesquisa Igualdade das Relaes tnico Raciais na Escola oferece caminhos reais para influenciar prticas e polticas da rea da Educao, no sentido de favorecer o reconhecimento e a celebrao da diversidade.

O pressuposto do trabalho que a garantia da equidade tnico-racial reflita no apenas no aumento da qualidade do ensino pblico, mas tambm numa maior permanncia e sucesso na trajetria escolar de todos e todas.

Apoiar a realizao desta pesquisa foi, para ns, motivo de grande honra.

Paulo Castro
Instituto C&A