Sites

 

Fundação Cultural Palmares

A Fundao Cultural Palmares promove, patrocina e apóia as iniciativas que têm como objetivo potencializar a participação econômica e política do negro brasileiro.

Ceert - Centro de Estudos das Relações do Trabalho e da Desigualdade

É uma organização não-governamental que produz conhecimento, desenvolve e executa projetos voltados para a promoção da igualdade de raça e de gênero. Faz diagnóstico, elabora e implementa programas de promoção da igualdade racial em sindicatos, escolas, empresas e órgãos públicos.

Ceafro

O Ceafro é um programa de educação e de profissionalização para a igualdade racial e de gênero do Ceao/UFBA, em desenvolvimento desde 1995. Tem como compromisso institucional enfrentar todas as formas de racismo e sexismo para promover a igualdade de oportunidades entre negros e nãonegros e entre mulheres e homens por meio de ações de educação e de profissionalização direcionadas à juventude negra, com foco na identidade racial e de gênero. 


Geledés Instituto da Mulher Negra

Criada em abril de 1988, é uma organização política inspirada originalmente numa forma de sociedade secreta feminina, atualizada à luz das necessidades contemporâneas das mulheres negras.  

Fala Preta

Organização fundada em abril de 1997, resulta de dez anos de experiência no trato das questões de sexualidade e de saúde reprodutiva com recorte étnico-racial e de gênero. Tem como meta fundamental a defesa dos direitos humanos e da cidadania da população negra. 

Mundo Negro

É um site que possui notícias, chats, links para bibliotecas, fóruns de discussão, envia novidades por e-mail aos cadastrados, agenda de eventos e serviço de “cupido virtual”. 

Afirma Revista Negra On-line

Conta com artigos e notícias, além de seções de cultura, ensaios e entrevistas, com enfoque na mídia anti-racista e pró-direitos humanos.

Revista Eparrei

A revista Eparrei, já com cinco anos de existência, é publicada semestralmente, nos meses de maio e novembro, discutindo a diversidade racial, a comunicação e a política.

Quilombhoje

Dá visibilidade a textos e a autores afro-brasileiros e fomenta pesquisas. O site traz notícias sobre lançamentos de livros e resenhas de autores afrobrasileiros.


Portal Afro

Esse site traz artigos, notícias, entrevistas, sessão de artes, culinária, história e várias informações sobre o movimento negro brasileiro.  

Projeto A Cor da Cultura

Apresenta textos, histórias, jogos e informações acerca da temática africana e afro-brasileira no que se refere à Lei no 10.639/2003.


Veja também:

Livros

Filmes

Bibliografia do livro